LoFi in High – Retrospectiva 2016
por Felipe Espindola de Borba · Published · Updated
Apesar dos pesares, o ano de 2016 para o LoFi in High foi muitíssimo produtivo dentro de sua filosofia.
Conversamos com bastante gente, surgiram novas amizades, conhecemos e lançamos novos sons e videoclipes, além é claro, de termos aprendido muita, mas muita coisa com toda a correria imposta em tudo que nos envolveu. Aprendizado esse, que nos deu um norte para que em 2017 possamos buscar melhorar e crescer junto com todos que estiverem com a gente.
Agradecimentos especiais
Nossos agradecimentos especiais vão para Marcus Manzoni (Ué Discos), que nos esclareceu e conversou um monte com a gente por debaixo dos panos, ao pessoal do Projeto Q! que manteve firme a chama independente da nossa região (litoral gaúcho) com a 10ª edição do Queen Rock Fest, ao Cultura de Boteco por ceder seu espaço para muitos artistas autorais apresentarem seus trabalhos ao vivo ao longo do ano, e à Selo Records pelas parcerias.
Agradecemos também a Priscila Sampaio por ter acreditado em nosso trabalho e ter nos convidado a participar do Spotify Creators, grupo fechado que reúne grandes nomes da mídia musical brasileira, e que nos abriu muitas possibilidades para expandirmos nosso espaço.
E claro, a todos os novos amigos, a Chá de Flor, Pug Mug, Rieg e Electric Light Pulp que acreditaram em nosso selo para divulgação e lançamento dos seus sons, e a todos os leitores que acompanham e curtem nosso material!
Retrospectiva 2016
Para quem não está familiarizado, o LoFi in High funciona em duas frentes distintas: como blog (fonte de informação), e como selo (lançamento de produções próprias e em parcerias). Para saber um pouco mais sobre, entre em contato conosco, ou acesse: Quem Somos.
Mas agora, bora lá conferir o que rolou nesse ano mutcho loco? Para quem gosta de ouvir música enquanto lê, solta o play em alguma das nossas playslists fixas, atualizadas durante 2016:
Salvar
Salvar
LoFi in High Blog - MIX 2016
LoFi in High Records - MIX
LoFi in High Blog
Em 2016 buscamos dar voz a diferentes artistas independentes e seus trabalhos, revisamos a trajetória de bandas como a brasiliense Tiro Williams, conhecemos a lofizeira da Sacripantas e Rotundos (Porto Alegre/RS), e recapitulamos a caminhada da saudosa aNNaLog (Tramandaí/RS), bem a tempo da mesma anunciar hiato por tempo indeterminado (uma pena).
Tivemos diferentes estreias, como a de Rogério Martins e seu EP lofi "Astronauta", o bonito e sincero primeiro EP de Endel Cardoso, e o trabalho solo inicial de Hermz Cavalgante. E como não citar o EP "You Never Cared" da Softporn (Maceió/AL)? E o gostinho de quero mais que os primeiros EPs da Tertúlia na lua (Gama/DF) e da ótima Deb and The Mentals (São Paulo/SP) nos apresentaram?
Deb and The Mentals - Take it away (official video)
Via Facebook, acompanhamos semanalmente a saga do "Acoustic Sundays Vol.2" de Marcus Manzoni. Tivemos a divulgação de "Lua Degradê" da SUPERVÃO (Porto Alegre/RS), que fez um reboliço danado na rede mundial de computadores, bem como o foda e fudido álbum de Vacian Calixto com seu axé punk que conquistou a simpatia de muita gente (inclusive a nossa).
Rolou ainda divulgação de clipe da pernambucana Amandinho para uma de suas músicas do primeiro disco ("Rugby Japonês" S2), e também do vídeo de "Curta Corda"da fodástica enema noise (que a tempo estávamos devendo uma postagem). Falando em dever, tivemos a divulgação de faixa bônus do primeiro disco do Theuzitz, mas não conseguimos fazer a tempo a nossa revisão do seu novo trabalho, o disco "Peso das Coisas", que está entre os nossos discos preferidos do ano. Da mesma forma, tivemos a divulgação do single "mal-agradecido" do maquinas (Fortaleza/CE), mas faltou falarmos sobre o lançamento do LINDO e aguardado novo álbum "Lado turvo, lugares inquietos".
Não deixamos também de dar nosso apoio à alienígena Siléste (São Leopoldo/RS), que lançou novo videoclipe e que também tocou ao vivo no "Bunny Session #1".
Guardaremos com carinho também a lembrança da jornada da banda porto alegrense EX, velha conhecida que revisamos sua história com uma matéria ali no inicio do ano, onde ao longo de 2016 fomos agraciados aos poucos, música por música, cor por cor, com seu novo disco "EX-LUX".
E claro que com a interação de tanta gente, alguns entraram definitivamente para o time, como são os casos da Rieg (João Pessoa/PA) e do Electric Light Pulp (Porto Alegre/RS), que resenhamos durante o ano e os novos trabalhos acabaram sendo lançado em parceria com nosso selo LoFi in High Records!
Enquanto surgirem oportunidades, sempre buscaremos trazer entrevistas exclusivas, pois nada mais intimo do que sabermos dos próprios autores/artistas o que de fato fazem os mesmos quererem fazer o que fazem, não é mesmo?
E olhem só, no início de 2016 conhecemos através de entrevista o embrião da Chá de Flor e seu primeiro single "Mendigos", e agora fechamos o ano com o lançamento de três singles, um EP e dois videoclipes, todos saindo em parceria com o LoFi in High Records.
Rolou ainda um bate-papo descontraído entre Everton Luiz Cidade (Siléste) e Rafael Martinelli (EX), e conseguimos ainda conhecer um pouco mais da história por trás das 10 edições do Queen Rock Fest, em entrevista com os idealizadores do evento, a Projeto Q!
Por fim, tivemos uma super conversa com o duo carioca LuvBugs, da qual falou-se de música e produção independente, da própria banda, e da tour da mesma pelo Rio Grande do Sul. De quebra, saímos com uma playlist bacanuda com influências da dupla e do que estão escutando, disponível ali no nosso perfil do Spotify.
O LoFi in High tem como uma de suas missões internas buscar documentar e registrar o que de mais interessante acontecer no cenário musical independente da sua principal, mas não única, região de atuação, o litoral norte gaúcho.
O primeiro semestre de 2016 foi bastante movimento por aqui, com festivais e eventos que movimentaram e juntaram diferentes bandas, e um publico faminto por música ao vivo.
À começar, tivemos em abril a primeira edição do Grito Rock, um dos maiores festivais colaborativos do mundo, que chegou na praia de Imbé/RS, contando com a participação das bandas Chá de Flor (Tramandaí/RS), aNNaLog (Tramandaí/RS), NEST (Cachoeirinha/RS), Maçã de Newton (Portão/RS), Arrego Beleléu (Osório/RS), Piratas Siderais (Imbé/RS), Rádio Califórnia (Canoas/RS) e Nervo Motor (Capivari do Sul/RS) e Bendito Mal (São Leopoldo/RS).
Uma semana depois, rolou em Capão da Canoa/RS a décima edição do já tradicional Queen Rock Fest, que como sempre movimentou uma galera e trouxe muito som de qualidade através das bandas Torrica Hard Core (Torres/RS), Marcelo Valim (São José/SC), Identidade V8 (Capão da Canoa/RS), Woohoo (Capão da Canoa/RS), Chá de Flor (Tramandaí/RS), Chaos Bliss (Capão da Canoa/RS), Cattarse (Porto Alegre/RS), O Paralelo (Capão da Canoa/RS) e aNNaLog (Tramandaí/RS). Na matéria da cobertura consta os álbum de fotos do LoFi in High e do UFO Estúdio de Gravação. Confere lá!
Na sequência, em maio tivemos a 5ª Edição do Som na Praça, em Tramandaí/RS, organizado pelo pessoal do coletivo ColArte. Contando com a participação das bandas Mala Conduta (Imbé/RS), Alices (Porto Alegre/RS), Henrique Rodrigues (Imbé/RS), Chá de Flor (Tramandaí/RS) e aNNaLog (Tramandaí/RS), e exposição de ilustrações de Gabee Brandão e fotografias de Ed Oliveira e Lawrin Ritter, o evento ao ar livre marcou-se por reunir um publico formado por jovens, idosos e famílias.
O segundo semestre de 2016 também nos guardou um momento muito marcante. Com organização da SELO Records (selo colaborativo do litoral norte gaúcho), o Cultura de Boteco recebeu o "COVIL", evento que reuniu as bandas Kickass Company (Osório/RS), Nervo Motor (Capivari/RS) e Cattarse (Porto Alegre/RS), que distribuíram patadas sonoras em apresentações energéticas. Com o "COVIL", veio também o episódio piloto de um dos projetos internos do LoFi in High Records, o Lado B:
E além dessas coberturas, aconteceram outros shows e apresentações durante o ano que também ganharam alguma fotos pelo LoFi in High, que você encontra em nossos álbuns no Facebook e Instagram, como a apresentação da Alices (Porto Alegre/RS) no 1º RPG no Litoral e Anime Beach em Imbé/RS, um dos Rock & Beer que rolaram durante o ano em Osório/RS, e uma das "Noites Autorais" no Cultura de Boteco, também em Osório/RS.
Não deu pra colar junto com todo mundo, mas vale lembrar também outros eventos idealizados pela SELO no Cultura de Boteco, como o "INDIEPENDÊNCIA" com as bandas Wolftrucker (Porto Alegre/RS), Pasadina (Osório/RS) e ANNaLog (Tramandaí/RS), e o "PIÑA de los muertos" com a Paquetá (Canoas/RS), Cafeína Cítrica (Osório/RS) e Phantom Powers (Porto Alegre/RS).
Salvar
Salvar
Enquanto o som rolava, fomos buscando também criar playlist temáticas, entre elas, a "LoFi in High Blog - MIX 2016", com todas as bandas que passaram pelo nosso blog e foram encontradas no Spotify. Da mesma forma, mantemos também a playlist "LoFi in High Records - MIX", para a divulgação dos sons das bandas e projetos que integram o nosso selo.
Paralelamente a isso, juntamos em uma playlist só MUITA música que não conseguimos cobrir via nosso blog e redes sociais, porem que a nosso ver se destacaram no cenário independente brasileiro por sua proposta e/ou sonoridade, e que queremos continuar acompanhando em 2017. Assim nasceu a playlist "Um mix nacional pelo futuro do rock independente" disponível ali no nosso perfil do Spotify.
Complementando as playlists criadas em 2016, temos a "It's time to love and dance at Popload Festival", criada especialmente para a edição do Popload Festival que ocorreu em São Paulo em outubro, contando com a presença de bandas como Wilco, The Libertines, Battles, a dupla Ratatat, e a brasileira Ava Rocha. A criação da playlist fez parte de um dos desafios propostos pelo Spotify Creators, no qual a mesma foi uma das quatro escolhidas como as melhores!
E por fim, ainda rolou a playlist "MIXINFLUÊNCIA: LuvBugs" oriunda da entrevista que fizemos com a banda. Novas "MIXINFLUÊNCIAS" estão à caminho, então fica ligado.
LoFi in High Records
E finalmente chegamos as grandes novidades do ano! Nos aproximamos agora dos dois anos de atividade do LoFi in High em seu formato atual como blog, e em 2016 abrimos uma nova vertente, lançando o selo LoFi in High Records para divulgarmos as produções próprias e trabalhos realizados em parceria com artistas da nossa região de atuação e expandido para o resto do país.
A Chá de Flor (Tramandaí/RS) iniciou o ano com o lançamento do primeiro single "Mendigos", e de lá pra cá saíram via LoFi in High Records os singles "Suor" e "Astronautas", este última ainda recebeu um videoclipe produzido de forma independente em parceria entre o selo e a banda. Finalizando o ano com chave de ouro, tivemos o lançamento do EP homônimo da Chá de Flor, contendo os singles remasterizados além de duas músicas inéditas. Junto ao EP, saiu o clipe para a faixa "Aqui Agora", produzido novamente de forma independente em parceria com o LoFi in High Records e a banda, e que você pode conferir a seguir:
Colou junto com o selo também os dois novos singles da Pug Mug (Porto Alegre/RS), "A Prenda" e "Sabem os porcos". Após alguns hiatos, a banda voltou com nova formação, com novas músicas e uma sonoridade ainda mais torta e pesada. Na mesma pegada, trabalhamos em home studio duas demos da Caverito, que foram disponibilizadas no YouTube e vocês podem escuta-las aqui.
Através de uma parceria entre a Rieg (João Pessoa/PA) e o selo LoFi in High Records, chegou até vocês o novo EP “Leave it to me“ da banda. O novo lançamento (de um total de quatro) juntou-se ao EP “I Don’t know” e irão compor a narrativa do álbum conceitual “12:00“, ainda sem uma data final de lançamento.
Fechando a retrospectiva de lançamentos do nosso selo, tivemos também o lançamento do EP "In Reverse" do projeto solo de Thiago Felipin, o Electric Light Pulp (Porto Alegre/RS), com muito experimentalismo, samples inversos, onde buscou-se representar em forma de som as experiências que temos em nossas vidas e o efeito delas.
Considerações finais
E aí, o que acharam? Teve muita música ou não teve? Foi um ano especial ou não foi? Se esquecemos alguma coisa, por favor nos relembre nos comentários!
E 2017 já esta aí, cabendo somente a nós fazermos dele melhor do que o ano que passou. Esperamos contar com vocês assim como contam com a gente!
Deixemos abaixo os links para todos os nossos canais. Se de alguma forma acreditam no nosso trabalho, e na importância dele em registrar o que acontece no nosso cenário cultural brasileiro independente, por favor inscrevam-se, sigam-nos, e compartilhe com todos que vocês acham que também gostariam de nos acompanhar. Cada um de vocês é super importante para continuarmos nossa caminhada.
Fica aqui o nosso muito obrigado e um feliz ano novo!
Que possamos ter saúde e mais união entre as tribos. E por favor, um governo muito mais responsável com suas ações!
CHEERS!
Últimas postagens de Felipe Espindola de Borba (ver todos)
- Cobertura – Som na Praça – 8ª Edição - 06/06/2024
- Mural Independente #01 - 18/03/2024
- Lançamento: NP-Exception – Sete Vidas (EP | 2023) - 14/09/2023
Deixe um comentário