Playlist: Um mix nacional pelo futuro do rock independente
O Spotify desafiou e cá estamos nós trazendo-lhes uma nova playlist!
Mais do que escolher artistas que acreditamos que poderão ganhar ainda mais destaque dentro do rock independente em 2017, trazemos projetos que realmente escutamos e se exaltaram aos ouvidos, ou mesmo de alguma outra forma, nos últimos tempos.
Os nossos captadores dizem que é um tempo lindo pra estar vivo. Ótimos projetos tem surgido atualmente no cenário musical nacional, ganhando atenção principalmente pela sua originalidade, qualidade, experimentalismo ou simplesmente pela forma de como a captação e expressão foram escolhidas e utilizadas.
Ainda mais do que isso, a nossa playlist “Um mix nacional pelo futuro do rock independente“ serve também como um apelo para que o espaço para artistas independentes continue a crescer, e que sirva de incentivo às bandas listadas à continuarem seus ótimos trabalhos!
Oi, quem são?
Conheça o som alienígena da Siléste (que recentemente lançou o clipe para a faixa “Hiena” do seu ultimo disco “Alien/Iansã!) e a pós-humanidade da SUPERVÃO que invadiu a rede mundial de computadores (ou uma parte dela) com o lançamento do seu EP de estreia “Lua Degradê“. Direto da colmeia da Honey Bomb Records chegam a Catavento (que a pouco soltou o seu novíssimo disco “Cha“) e a psicodelia da Bike (que fez um borbulhão na mídia especializada com seu álbum “1943” do ano passado, e essa semana soltou o novo single “Yoga fire“)!
Após um inovador EP de estreia homônimo em 2013, a My Magical Growing Lens está na ativa e concentrada para a finalização do seu primeiro disco cheio “Cosmos“, que estamos bastante ansiosos para ouvir!
E a Boogarins? Com voos cada vez mais altos, os goianos estão levando a psicodelia brasileira para o todo o globo com seu álbum “Manual” do ano passado (mas acabou de sair novo single, já escutou?).
Em fevereiro teremos o aniversário de 10 anos da Hierofante Purpura. Quem acompanha a banda conhece o poder de transformação do grupo e um novo disco pode estar pintando por aí, até um single a gente acabou de ganhar!
Não poderíamos deixar de incluir o saudoso Lê Almeida, um dos pequenos grandes do cenário lo-fi brasileiro. Após o arrebatador “Palaleloplasmos“ de 2015, Lê Almeida já lançou dois novos discos, “Mantra Happening” e o novinho em folha “Todas as brisas“. Falando nisso, uma das crias da Transfusão Noise Records (selo de Lê) que também está em nossa playlist é a LuvBugs, que ano passado soltou o seu primeiro disco cheio “Enxaqueca“.
Sobre a Amandinho não sabemos o que comentar, apenas sentir: Rugby Japonês S2!
Da Transtorninho Records, além da Amandinho, constam em nossa playlist outros projeto bacanas por demais. Temos o roquinho da Infante que lançou o álbum “1991” este ano, o shoegaze da maquinas, que em 2016 nos brindou com o tão aguardado novo álbum, o disco “Lado Turvo, Lugares Inquietos“.
Na lista temos ainda duas bandas que apareceram bastante devido seus ultimos lançamentos: “Sobre os Prédios que Derrubei Tentando Salvar o Dia (Parte 1)” da Def e o “Um Tempo Lindo Pra Estar Vivo” da El Toro Fuerte. E quem chega forte também em nossa lista é a Gorduratrans que está se despedindo do seu disco lançado em 2015, e provavelmente vêm mais música da banda por aí!
Entre os nossos preferidos estão as barulhentas Enema Noise e Deb and The Mentals (quando será que vêm o full album?), duas bandas que resgatam muito da energia do rock e fazem um som pra lá de especial.
Outra galera que vêm demonstrando uma extrema qualidade e faz acontecer lá pelas bandas de Brasília promovendo som autoral por ai, é a The EgoRaptors e a Lista de Lilly. Não deixem de tentar saber mais!
Trazendo o peso para a nossa mix, temos o grandioso stoner da Cattarse que está aí com seu novo disco “Black Water“, Far From Alaska que inclusive já rompeu as fronteiras brasileiras e vem ganhado o seu publico internacional, e o som totalmente especial da This Lonely Crowd!
Para quase finalizar a lista, temos o axé punk de Valciãn Calixto e seu disco “Foda” (falamos dele aqui) e o LINDO trabalho da Céus de Abril com o EP “Último Adeus” de 2015 que deixou-nos com aquele gostinhos de quero muito mais!
Por fim, incluímos as nossas contribuições e que acreditamos no potencial com as bandas e projetos abraçadas pelo nosso selo LoFi in High Records: a Chà de Flor (o novo EP já ta no forno!), Pug Mug que recentemente lançou dois novos sons com a gente, Rieg (que lançou o EP “Leave it to me” esta semana), The F.Ray com algumas músicas na manga para lançamento, NP-Exception e o projeto experimental Tuggeh!
Sentiu falta de alguém?
UFA! Como vemos, estamos vivenciando um período glorioso, onde citamos bandas e projetos do norte ao sul do país que estão em plena atividade ou com planos para lançamento de novos materiais, que estamos acompanhando, ajudando a produzir e gostaríamos de continuar escutando por muito tempo.
Agora solta o play e vá curtir essa penca de som autoral tudo nosso!
Sentiu falta de alguém? Deixe-nos saber! 😉
CHEERS!
Últimas postagens de Felipe Espindola de Borba (ver todos)
- Cobertura – Som na Praça – 8ª Edição - 06/06/2024
- Mural Independente #01 - 18/03/2024
- Lançamento: NP-Exception – Sete Vidas (EP | 2023) - 14/09/2023
Deixe um comentário