Núcleos de um Romance Engavetado é o novo single do piauiense Valciãn Calixto

valciãn calixto

Valciãn Calixto

De Piauí também sai música, além de muita cultura e filosofia.

O piauiense Valciãn Calixto é integrante do coletivo Geração TrisTherezina (coletivo de artistas visuais, escritores e músicos do Piauí), já lançou o livro “Reminiscências do Caseiro Genival” e também já se destacou e venceu concursos literários dentro e fora do seu Estado. Valciãn Calixto também é conhecido por atuação junto à banda Doce de Sal e por colaboração no site Diretório Literário, e agora se prepara para o lançamento do seu primeiro disco solo.

Até o momento, já são duas as músicas disponibilizadas pelo artista, com seu debut album previsto para lançamento ainda no primeiro trimestre de 2016, marcado até aqui pelo experimentalismo tanto em voz como instrumental.

Teoria do Abacaxi

O primeiro single a dar as caras foi “Teoria do Abacaxi“, que fala sobre a dificuldade que é criar laços afetivos e como mantê-los por uma vida inteira, visto que estamos em uma época onde o tempo todo focamos somente em nós mesmos (egoísmo disse um oi). O sotaque piauiense está ali presente nos vocais, há harmônicos e corais, e uma letra que faz pensar.

Núcleos de um Romance Engavetado

E eis que recentemente foi disponibilizado o segundo single “Núcleos de um Romance Engavetado“, que em pouco mais de 7 minutos reúne diferentes microestórias na forma de Spoken Word sobre um fundo musical composto por guitarras. Tais microestórias são baseada em vivências reais, abordando temas como casos de pedofilia, suicídio, assédio e loucura.

Para a faixa, Valciãn Calixto contou com a participação de Heitor Matos (Cianeto), Joniel Santos (Flores Radioativas), Ronnyel Seed, João Pedro (Cidade Estéril) e do escritor Agostinho Torres, onde cada um trouxe sua própria interpretação, seus vícios de dicção e entonação para as narrativas.

Como podemos ouvir até aqui, os dois singles são composições bastante diferentes, e o que nos resta é aguardar pelo álbum cheio, previsto para ter 10 faixas. Mas o que é interessante mesmo, é ver que há trabalhos independentes que envolve música e reúne artistas por todos os cantos do país.

E nós aqui do LoFi in High valorizamos justamente isso no trabalho de Valciãn Calixto, que consegue até aqui integrar temas polêmicos e atuais, poesia e reflexão na forma de música.

 

The following two tabs change content below.
Administrador do blog/selo LOFI IN HIGH RECORDS. Faz tudo nos projetos solos The F.Ray e NP-Exception. Bacharel em Ciência da Computação (UNISINOS). Programador e técnico em computação (P.M. Xangri-Lá/RS).

Últimas postagens de Felipe Espindola de Borba (ver todos)

Deixe um comentário