Sacripantas & Rotundos: lofi, punk e experimentalismo ditam o tom da obra
Sacripantas & Rotundos
Sabem aquela vontade que adolescentes muitas vezes tem, de formar uma banda de rock e criar música com seus amigos? Assim nasceu a Sacripantas & Rotundos, da cidade de Canoas / RS lá por meados de 2007, por amigos de escola que tinham todos cerca de 15 anos na época.
A sonoridade da banda é abordada com uma atitude tipicamente lo-fi e desapegada, e desenvolvida a partir da combinação das influências dos seus integrantes, influências essas que passam desde os três acordes juvenis do punk, as experimentações com música concreta/eletrônica e noise em geral, tudo isso aliado ao entorno suburbano do qual seus integrantes se encontram.
Sacripantas & Rotundos é João Silveira (baixo e voz), Patrick Deconto (bateria, violão e voz) e Felipe Ferla (guitarra, piano de brinquedo e tratamentos).
Sacripantas & Rotundos – Discografia
Depois de um período de experimentações sonoras em seus anos iniciais, passando pela definição da sonoridade pretendida (emprego liberal de dissonâncias e ruído branco, adoção de estruturas melódicas reconhecíveis, elementos acústicos pontuais, inserções eletrônicas inesperadas) e a inserção nos repertórios de letras que abordam a vida cotidiana dos subúrbios principalmente da região metropolitana de Porto Alegre / RS, a Sacripantas & Rotundos já conta com um EP, dois singles e um álbum lançado em março.
No EP homônimo de estreia (que você pode conferir logo abaixo), lançado em janeiro de 2015, contamos com sete faixas instrumentais gravadas durante uma sessão de estúdio do grupo, apresentando influências que vão desde o rock alternativo até a experimentação sonora.
Na sequencia, no mesmo ano, contamos com o lançamento de dois singles: “Albatroz“, com lançamento em outubro de 2015 contando com uma faixa-título e dois remix da mesma, e o single “Benzedrina” com lançamento em novembro de 2015, ambos gravados no Estúdio Musitek em Porto Alegre / RS e mixagem e masterização de Guilherme Maschke.
Sacripantas & Rotundos – Desalento
O álbum de estreia da banda foi lançado no finalzinho de março desse ano, e conta com 11 canções gravadas basicamente ao vivo e de forma independente, depois de um intenso período de composições e ensaios.
Com um pouco mais de meia hora, ou seja com canções curtas e diretas e não por isso menos trabalhadas, “Desalento” revela simultaneamente toda a truculência e afeto do grupo sem em momento algum ceder a ironias desnecessárias. Segundo a banda, “tudo é envolto por um senso latente de descompromisso abrasivo e auto descoberta fugaz, qualidades das quais o grupo sempre buscou prezar em sua música“.
O álbum “Desalento” foi mixado e masterizado por Guilherme Maschke (Abneg) em diferentes seções nos últimos meses de 2015 e nos primeiros de 2016 com cuidado de de valorizar ao máximo o impacto e a nuance de cada lampejo de microfonia e tilintar de pratos sem fazê-los soarem artificiais, e ainda contou com um trabalho fotográfico realizado por Natasha Ferla.
E que belo resultado criou o trio gaúcho com sua sonoridade lo-fi e descompromissada, não esquecendo dos toques de experimentalismo, e que mesmo em estúdio manteve a sua essência sonora intacta em seus registros digitais. Ganhou o afego aqui do LoFi in High que deseja uma vinda longa à Sacripantas & Rotundos!
Para mais sobre a banda, acesse:
CHEERS!
Últimas postagens de Felipe Espindola de Borba (ver todos)
- Cobertura – Som na Praça – 8ª Edição - 06/06/2024
- Mural Independente #01 - 18/03/2024
- Lançamento: NP-Exception – Sete Vidas (EP | 2023) - 14/09/2023
Deixe um comentário