aNNaLog: punk, grunge e DIY com muito orgulho – banda se prepara para lançamento do disco “ I M P R O M P T U M – (A) ”
aNNaLog
A aNNaLog é uma banda de Tramandaí/RS que faz uma barulheira responsável e de ótima qualidade, carregando nas veias características do punk, grunge e com muito orgulho, a filosofia DIY (Do It Yourself / Faça Você Mesmo).
Inicialmente formada em Osório/RS em 2012 e passando por algumas reformulações, desde 2015 a formação da banda é composta por Eduardo Zinmer (guitarra e voz), Tiago Pazzin (baixo) e Igor CasaNova (bateria).
Questionado sobre as influências, Eduardo Zinmer responde “tudo menos o que a gente não gosta“. Sendo um pouco mais específico, podemos notar claramente a sonoridade e não-plasticidade do grunge, do noise, experimental e do rock n’ roll clássico com pitadas de folk rock. Não tão claramente presente no som, mas sim nas atitudes, nota-se a influência do punk, como explica Zinmer:
“– Provavelmente a maior influência além da obviedade do grunge (porque fomos adolescentes na primeira metade dos anos 90 e o mundo todo era assim), o punk tem influência definitiva na banda. Também no som (mas isso não fica tão óbvio), mas mais na atitude do “fazer você mesmo” – não pensar muito, não planejar muito e mandar ver mesmo – sem esperar convites, abraçar e organizar os próprios eventos e, sempre que possível, chamar bandas legais pra fazer junto.” – Eduardo Zinmer
Com certeza uma das bandas com maior potencial do litoral norte gaúcho. Além do fato de estarem constantemente movimentando a cena local, cada show consegue ser diferente do outro, com improvisações entre as músicas e muito noise, o que cria uma ambiência bem underground durante as apresentações. Sem contar é claro toda essa filosofia do “Faça Você Mesmo” que faz a banda movimentar-se e consequentemente levar outros projetos que estão próximos a juntar-se a festa.
Discografia
Desde o começo com uma ideologia de pensar e planejar menos e fazer mais, apesar de jovem a aNNaLog já conta com uma bela discografia:
2012 – EletroAcústico (EP)
O EP “Eletroacústico” é o debut album da banda, lançado em setembro de 2012. Contou com quatro faixas, sendo duas delas elétricas (“You Hate the Way I Love You” e “You Don’t Know”) e as duas demais acústicas (“Lullaby (She’s Only 4)” e “Untitled“).
2013 – Antes de Nada (álbum e single)
“Antes de nada” veio como um álbum bem mais dinâmico, demonstrando evolução quanto ao disco anterior, contando com letras em português e inglês, além de faixas instrumentais. Discaço!
Escute na integra clicando aqui, ou veja um video clipe independente para a faixa título abaixo:
2014 – “Uma Manhã Preguiçosa de Chuva Com Uma Xícara de Café e os Meus Pensamentos”
Após uma pausa com a banda, este disco foi quase como um um projeto solo de Eduardo Zinmer, mas lançado como sendo da aNNaLog.
2015 – Manhãs de Inverno (EP)
Ep lançado em 2015 e que demonstra a consistência no som da banda, ou seja, a aNNaLog sempre soube o que gostaria de tocar e como soar aos ouvidos alheios. Isso são poucas as bandas que conseguem realizar, ter essa coesão e transparecer uma identidade própria!
Abaixo confira o bonito video com a home demo para a faixa que deu nome ao EP:
Além dos lançamentos oficiais listados acima, com alguns sendo apenas virtuais e outros em formatos com menor divulgação, ainda vale citar os singles “Cartas Marcadas” de 2012 lançado em fita k7, “A Man of Few Words” de 2013 e o experimental/noise “A Relaxing Rainy Morning With A Cup of Coffee and my Thoughts” de 2014.
aNNaLog e o novo disco I M P R O M P T U M – (A)
E a aNNaLog não para! Já está agendado para o próximo dia 23/01 o lançamento do seu novo álbum ” I M P R O M P T U M – (A) “.
“ I M P R O M P T U M – (A) ” é um projeto que surgiu na banda já em 2013 e atravessou todas as mudanças de formação pelas quais passou, e foi amadurecendo até sabermos o que fazer exatamente com ele. A improvisação ao vivo sempre foi um ponto forte da banda, que reinventa suas músicas cada vez que toca. Isso evita que os próprios músicos fiquem de saco cheio de tocar sempre igual. Alguns destes improvisos iniciais acabaram ganhando letra e melodia certa, e daí o primeiro registro em disco do ‘IMPROMPTUM’ – palavra que ‘inventei’ ou ‘adaptei’ do original IMPROMPTU – que tem a ver com a improvisação musical.” – Eduardo Zinmer
Então fica o convite e o recado: O lançamento de ” I M P R O M P T U M – (A) “, 5º disco da banda aNNaLog será realizado em um show ao vivo no Cultura de Boteco, localizado no Largo dos Estudantes, em frente a Facos em Osório/RS) neste sábado, dia 23 de Janeiro, com ENTRADA GRATUITA. Destacando-se que CD será vendido a R$5,00 para quem quiser adquirir.
Vocês que são da região do litoral gaúcho, não deixem de conferir e apoiar esta banda que é a aNNaLog, exemplo de não comodismo, que vai lá e faz acontecer. É grunge, é punk, e levanta a bandeira DIY com muito orgulho!
Informações complementares (ou como costumam dizer: poluição sonora e visual da banda) em:
- Discografia básica – http://annalog.bandcamp.com/
- Informações gerais – http://annalogband.blogspot.com.br/ e http://tnb.art.br/rede/annalogband
- Contato – https://www.facebook.com/eduardo.zinmer
Últimas postagens de Felipe Espindola de Borba (ver todos)
- Cobertura – Som na Praça – 8ª Edição - 06/06/2024
- Mural Independente #01 - 18/03/2024
- Lançamento: NP-Exception – Sete Vidas (EP | 2023) - 14/09/2023
[…] em turnês, como amigos do litoral do Rio Grande do Sul como Jean Hussein, Luan Machado e Eduardo Zimmer, e outros ainda nas gravações captadas no disco, como Rodrigo Souto, Stefano Fell, Jakelina […]